Visibilidade para o Setembro Verde – Balada da Inclusão

Os serviços que atendem pessoas com deficiências no M'Boi Mirim e Campo Limpo se reuniram para fazer uma “Balada da Inclusão”

Por abrigar o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência, Setembro foi escolhido como o mês oficial da campanha, que tem o intuito de promover atividades voltadas para a inclusão social e dar visibilidade à causa da pessoa com deficiência. A cor é verde por também ser o mês da árvore.

Para dar visibilidade a esta temática os serviços que atendem pessoas com deficiências nos territórios do M’Boi Mirim e Campo Limpo se reuniram para fazer uma balada denominada “Balada da Inclusão” e propiciar um espaço de inclusão, acesso ao belo, prazer, diversão e convívio social.

No encontro que aconteceu no dia 23/09, estavam presentes trabalhadores, usuários e familiares do Programa Acompanhante da Pessoa com Deficiência M’Boi Mirim, Ninho da Esperança – Sociedade Santos Mártires, os Serviços de Residências Terapêuticas M’Boi I , II e Campo Limpo, e o CAPS Adulto Jd. Lídia.

O evento também contou com a participação dos voluntários Arlete que é contadora de história e compartilhou histórias com a temática da diversidade, o enfermeiro do CAPS-AD Jd. Ângela, Cassio Rodrigues (@cassio_origami) que é mágico e fez uma apresentação encantadora, DJ Sérgio (@djsergiovovo) que levou seus equipamentos e contagiou todos com seu repertório e não podia faltar o projeto do Barmacia com o Paulo farmacêutico do CAPS-AD Jd. Ângela que trouxe sabor com drinks saudáveis sem álcool para empolgar e causar diversão para todos!

A chácara das Araucárias (@cjdaraucarias.eventos), local onde ocorreu a balada e cedida pelo proprietário Darci, é um local espetacular em meio a um campo verde, contato com a natureza, vista privilegiada da Represa Guarapiranga, espaços confortáveis e acessíveis. Estar em um lugar com esse deixou a alegria estampada no rosto de todos que estavam lá!

Os atendidos e suas famílias puderam ficar bem à vontade para experimentar o momento de diversão, liberdade e alegria. Teve comes e bebes produzidos comunitariamente, música, dança, contato com novos amigos, vivência de novas experiências, sensação de pertencimento e de compartilhamento. Estavam todos juntos e misturados!

Este encontro mostrou o quão importante é permitir às pessoas com deficiências, experimentar momentos que parecem ser tão singelos, mas que constroem um significado maior do que possamos imaginar, para cada um que esteve presente. Isso é fazer a diferença de verdade!

Viva as diferenças!